Toda a revolução da Indústria 4.0 encontra terreno fértil na área educacional, pois os jovens em formação estão muito mais aptos e receptivos à adoção de todo o potencial das novas tecnologias, e neste quesito, a impressão 3D é um excelente catalisador para a formação de uma nova geração de profissionais.
As metodologias de ensino também ganham um importante aliado, com soluções em materiais didáticos tridimensionais, brinquedos e jogos lúdicos e educativos, biomodelos realistas, estruturas de engenharia, mockups funcionais, maquetes, e outros recursos criativos e inovadores.
Atualmente para o ensino em qualquer área de conhecimento, a produção de materiais didáticos e recursos de apoio laboratoriais, encontram na tecnologia de impressão 3D um grande aliado, pois através dela é possível produzir mapas, objetos, conjuntos, biomodelos, e uma infinidade de materiais criativos que oferecem excelente apoio aos educadores, potencializando a sua didática e metodologia de ensino.
É crescente a adoção da robótica como disciplina complementar nas escolas, pois ela estimula o desenvolvimento de diversas habilidades como o raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. A impressão 3D pode ser inserida neste contexto como uma ferramenta de apoio pois pode produzir peças e componentes necessários à montagem de robôs, mecanismos móveis, mockups experimentais e funcionais